BEM VINDO!

Leia, discuta, compartilhe, divulgue...

sábado, 7 de janeiro de 2012

MAIORIA DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS NÃO CONTA COM CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Por FÁBIO DO NASCIMENTO FONSÊCA
(fabionfonseca@gmail.com)


Matéria publicada na versão online do Jornal da Paraíba, em 10/11/2011 (JP Online) registra que, dos 223 municípios do Estado da Paraíba, apenas 20 contam com Conselho Municipal de Educação. De acordo com a mencionada matéria, que ouviu informações prestadas por José Francisco de Melo Neto, presidente do Conselho Estadual de Educação, em apenas cinco dos 20 municípios com conselhos municipais de educação instalados, os referidos colegiados funcionam efetivamente (João Pessoa, Santa Rita, Patos, Sousa e Campina Grande).
Os conselhos Municipais de Educação, cuja criação decorre das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação aprovado em 2001, têm, entre outras atribuições, a tarefa de regulamentar o funcionamento dos sistemas municipais de educação (de conformidade com o que estabelece a Constituição Federal, aprovada em 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada em 1996, os municípios passaram a ter a prerrogativa de constituir seus próprios sistemas de ensino ou permanecerem integrados aos sistemas estaduais). Aos Conselhos Municipais de Educação – que, dependendo da forma como forem criados e organizados, podem ter funções mobilizadoras, propositivas, deliberativas, normativas e fiscalizadoras – compete organizar a oferta da educação básica no âmbito dos municípios e definir suas condições de funcionamento. Cabe ainda aos Conselhos a tarefa de encaminhar o processo de elaboração dos Planos Municipais de Educação.
A inexistência de Conselhos Municipais de Educação, na esmagadora maioria  dos municípios paraibanos, tanto quanto o fato dos poucos que existem não funcionarem de fato, ao mesmo tempo que é expressão do descaso de agentes públicos com a garantia do direito à educação, acaba por responder também pela permanência da precariedade na oferta do ensino público no âmbito dos municípios.
Nos próximos “posts”, abordaremos a natureza dos referidos conselhos, discutindo seus papéis, tarefas e funcionamento, assim como a contribuição que podem oferecer para a melhoria da qualidade da educação municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário